Universidades Americanas e os seus prazos de candidatura...
É um dos temas mais recorrentes todos os anos! E torna-se cada vez mais fundamental alertar os estudantes portugueses para esta situação. Ao contrário do que sucede em Portugal a candidatura a uma Universidades Americana tem de ser feita muito antes de o ano letivo se concluir. Por cá o processo é relativamente simples: concluir as aulas do 12º ano, fazer os exames, aguardar pelas notas e fazer a candidatura.
Nos Estados Unidos todo o processo é bastante diferente! É um processo mais burocrático, mais complexo em que no fundo és avaliado em diversas dimensões para além das tuas notas. Tudo o que foi feito fora da escola, por exemplo, tem também um grande peso. Atividades como voluntariado, desporto ou outras semelhantes são fundamentais para se ter uma candidatura forte.
Será sempre fulcral escrever uma boa carta de apresentação e ter boas cartas de recomendação. Ter um bom nível de inglês e saíres-te bem na entrevista!
Sim, é mais complexo e mais complicado... mas não te preocupes. É para isso que cá estamos! Para te explicar e guiar em todo este processo.
Mas mais uma vez... atenção aos prazos de candidatura! É que em Fevereiro pode já ser tarde!